FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

A.G. ANCHETA



Atilio Genaro Ancheta Weiguel, mais conhecido como Ancheta (Florida-URU, 19 de julho de 1948), é um ex-futebolista uruguaio que atuava como Zagueiro.

Começou na sua juventude atuando no modesto San Lorenzo de Florida, sendo chamado para atuar nos juniores do Nacional em 1966. Neste mesmo ano se profissionalizou no clube uruguaio.

No Nacional foi tri-campeão uruguaio, campeão da Copa Libertadores da América de 1971 e Mundial Interclubes no mesmo ano. Em 1970 jogou a Copa do Mundo por sua seleção e com sua brilhante atuação naquele mundial foi considerado o melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1970.

MELHOR ZAGUEIRO DA COPA DO MUNDO DE 1970
ANCHETA É CAMPEÃO DA LIBERTADORES PELO NACIONAL
DO URUGUAI

Com esse currículo, atraiu o interesse do Grêmio, sendo contratado em 1971. Atuando pelo Grêmio teve um começo difícil com o bom momento atravessado pelo rival na década de 70. Porém, participou da quebra da hegemonia do rival em 1977conquistando o Campeonato Gaúcho daquele ano.

Ancheta é um dos ídolos da torcida do Grêmio, sempre lembrado com muito carinho e dedicação que foi dado ao clube. Depois de encerrar a carreira passou a morar no Rio Grande do Sul, atuou nas divisões de base do Grêmio. Hoje em dia atua como cantor profissional de tangos.

ANCHETA É CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL
PELO NACIONAL DO URUGUAI