OS JOGADORES URUGUAIOS EXIGEM RESPEITO!



URUGUAI - JUCA KFOURI
Existe um país pequenino no sul da América do Sul, com 3 milhões e 400 mil habitantes, maior apenas que o Suriname, chamado Uruguai.
Nos tempos do Brasil Império era uma província brasileira, chamada de Província Cisplatina, reconhecida como independente apenas em 1828, quando passou a ser chamada de República Oriental do Uruguai.
Um país habitado por uma gente altiva, bem educada, e governada por um senhor de hábitos simples, que foi guerrilheiro tupamaro e presidiário nos tempos da ditadura uruguaia, que mora em seu pequeno sítio e anda de fusca, capaz de legalizar o aborto e a maconha depois de amplo debate com seus cidadãos, sem crises.
País bicampeão olímpico e bicampeão mundial de futebol com sua seleção, chamada de Celeste.
Sim, faz tempo, tudo isso na primeira metade do século passado, embora, lembremos, atual campeã da América, façanha realizada na Argentina, em 2012.
Pois ontem (19/06/2014), na Copa do Mundo (2014), a Celeste protagonizou com a seleção inglesa o melhor jogo do torneio, ao vencê-la por 2 a 1, dois gols do centroavante Luisito Suárez que, um mês atrás, estava numa cadeira de rodas depois de operar o joelho.
Brincando, se poderia dizer que é uma pena que o Uruguai não seja mais a Província Cisplatina porque, se fosse, Suárez jogaria na Seleção Brasileira.
Falando sério, vale uma advertência: respeite os uruguaios.



Postagens mais visitadas deste blog

CALCIATORE URUGUAIANO LUCAS TORREIRA

ARQUERO URUGUAYO HÉCTOR TUJA

EL ARQUERO URUGUAYO LUIS MARÍA MAIDANA