FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

quinta-feira

MAX PEREIRA: JOGADOR URUGUAIO DO SPORT LISBOA BENFICA

Victorio Maximiliano Pereira Páez (Montevidéu8 de Junho de 1984) é um futebolista uruguaio que pode actuar como lateral ou como médio, sempre pelo lado direito.
Actualmente joga pelo Benfica, onde chegou no Verão de 2007 a troco de 3 milhões de euros por 70% dos direitos económicos do atleta.
Maxi Pereira é um jogador rápido, desequilibrador pelo lado direito e guerreiro, Maxi Pereira é uma peça fundamental da equipa porque para além de defender bem, quando se envolve no ataque conquista faltas e cantos importante para a equipa. Maxi Pereira é um jogador que deixa tudo em campo e prova disso mesmo é a cicatriz que tem na cara quando discutia um lance aéreo num jogo que o Benfica disputava na Turquia aquando da 2ª mão da 3ª fase de acesso à Liga dos Campeões.
Fez sua estreia oficial pelo Benfica a 2 de Setembro de 2007, num jogo no Estádio da Madeira frente ao Nacional onde actuou durante toda a partida. Um dos seus momentos altos nessa época foi quando marcou um grande golo no Estádio da Luz frente ao AC Milan, em jogo a contar para a Liga dos Campeões (o jogo terminaria empatado 1-1).
Com a saída de Nélson para o Bétis de Sevilha, Maxi foi o escolhido para ocupar a posição de lateral direito. Agarrou a oportunidade e tornou-se um dos pilares da defesa do clube e um dos jogadores favoritos dos adeptos.
Maxi Pereira é um jogador fundamental no jogo defensivo e ofensivo da equipa do Benfica, tanto que dois dias depois de ter ganho a Copa América pelo seu país e de ter sido pai de gémeos, apresentou-se em Lisboa para ajudar a sua equipa a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica homenageou Maxi Pereira por este ser um grande profissional, por ter abdicado das suas férias para ajudar o Benfica a estar na fase de grupos da Liga dos Campeões e por ter ganho a Copa América. No final, o presidente do clube disse que Maxi Pereira era um grande lutador e uma das jóias do Benfica.
Seleção Uruguaia
É um dos habituais da actual selecção uruguaia. Integrou o elenco que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010 tendo marcado um belíssimo golo na semifinal contra a Holanda nesse Mundial. Sendo um dos habituais da seleção uruguaia, Maxi foi naturalmente convocado para participar na mais importante prova de seleções da América do sul.

Campeão Sulamericano 2011