TREINADOR URUGUAYO ONDINO VIERA

Ondino Leonel Viera Palaserez (Cerro Largo10 de Setembro de 1901 - Montevidéu27 de junho de 1997), mais conhecido como Ondino Viera, foi um treinador uruguaio de futebol.
Um dos técnicos de mais longa carreira da história do futebol sul-americano. Começou a se destacar no River Plate, com o qual foi bicampeão argentino em 1936/37.
Mas foi no futebol brasileiro, mais especificamente no carioca, que militou com muito destaque, trazendo inovações táticas e sendo muito lembrado na história do Vasco por ter introduzido a faixa na camisa do clube cruzmaltino.
No Rio de Janeiro treinou, além do Vasco, as equipes do BotafogoFluminense e Bangu. No Brasil também treinou SE Palmeiras em 1953 e Atlético Mineiro em 1955. Em seu país natal dirigiu as duas principais equipes: Nacional e Peñarol.
Foi o treinador do Paraguai na Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1963 e da Celeste Olímpica na Copa do Mundo de 1966. Era pai do futebolista Milton Viera, que atuou no mundial da Inglaterra.
Foi o segundo treinador a mais dirigir o Fluminense com 302 jogos,perdendo apenas para Zezé Moreira que dirigiu por 467 jogos.

O MULTICAMPEÃO JOSÉ NASAZZI E O TÉCNICO DA SELEÇÃO URUGUAIA ONDINO VIERA

Títulos

River Plate
Fluminense


Taça Gardano ganha pelo Fluminense - 1938


Vasco da Gama

Bangu
Nacional
Guaraní

Postagens mais visitadas deste blog

CALCIATORE URUGUAIANO LUCAS TORREIRA

ARQUERO URUGUAYO HÉCTOR TUJA

EL ARQUERO URUGUAYO LUIS MARÍA MAIDANA