FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

quinta-feira

ÁLVARO DANIEL PEREIRA BARRAGÁN: JOGADOR URUGUAIO DO SÃO PAULO F.C.

Álvaro Daniel Pereira Barragán (Montevidéu28 de Janeiro de 1985) é um futebolista uruguaio que joga como lateral (defesa) ou meia esquerda. Seu clube actual é o Porto, que milita na Primeira Liga Portuguesa. É considerado um dos melhores laterais esquerdos da actualidade.


Alvaro Pereira começou sua carreira no Miramar Misiones em 2003. Em 2005vai para o Quilmes, mas após este ser relegado da Primera División Argentina no fim da temporada 2006-2007, ele transferiu-se para o Argentinos Juniors.
Em 2008 foi comprado por 2,5 milhões euros pelos campeões Romenos do CFR Cluj. Suas exibições despertaram a cobiça de vários clubes, entre eles oBenfica e Porto, ambos de Portugal. Mas foi o Porto, em 4 de Junho de 2009, que adquiriu 80% dos direitos desportivos de Álvaro Pereira por 4,5 milhões de Euros.
Alvaro Pereira é internacional pela Seleção Uruguaia, no qual alinhou contra aFrança e o Líbano, em que ele marcou o golo da vitória. Foi convocado para alinhar contra o Brasil em 6 de Junho de 2009, um jogo a contar para o Mundial de 2010.
Em 2011, participou da Copa América e foi um dos principais jogadores da Celeste, marcando 2 gols: 1 contra Chile e outro contra o México. No Final, os Uruguaios se sagraram campeões do torneio.


Campeón Sudamericano - 2011