LUGANO: JUGADOR URUGUAYO DE SÃO PAULO, PSG, MÁLAGA E CERRO PORTEÑO

Lugano
Diego Alfredo Lugano Moreno (Canelones2 de novembro de 1980) é um futebolista uruguaio que atua como zagueiro. Atualmente joga pelo Paris Saint-Germain.

Carreira

Na posição de zagueiro, foi revelado pelo Nacional de Montevidéu, onde jogou entre 1999 e 2001, teve também uma passagem pelo Plaza Colonia.
Contratado pelo São Paulo em 2003, teve sua estreia em 11 de maio, no empate contra o Atlético Mineiro por 1 a 1. Seu início na equipe paulistana foi conturbado, pois ele chegou com a pecha de "homem do presidente", já que foi o então presidente do clube, Marcelo Portugal Gouvêa que bancou sua contratação, sem a aprovação do então treinador Oswaldo de Oliveira. Nos seus primeiros meses, chegou a ficar de fora de vários jogos, não sendo relacionado nem para o banco de reservas.
Com a saída de Oswaldo de Oliveira, ainda em 2003, passou a ser escalado mais vezes e, com seu estilo raçudo e de muita garra, conquistou a titularidade e o carinho da torcida e foi titular da equipe quando conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA em 2005.
Lugano, atualmente, é titular e capitão da Seleção Uruguaia, pela qual disputou a Copa América de 2007, a Copa do Mundo de 2010, ficando na quarta posição, e a Copa América de 2011, da qual saiu campeão.
Uma de suas características mais marcantes, é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para o qual a camisa de seu time é sagrada. Chegou a trocar poucas vezes e diz que as mais especiais de sua modesta coleção são as camisas da seleção uruguaia e uma camisa da seleção brasileira com o número 13 nas costas, dada por Zagallo.
Lugano foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005 por sua força e, principalmente, sua raça, uma de suas características.
Em agosto de 2006, após a final da Libertadores da América, foi para o Fenerbahçe, da Turquia. Ainda ídolo em São Paulo, foi recebido por cerca de vinte torcedores, a maioria deles brasileiros, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando chegou para a partida do Uruguai contra o Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, em novembro de 2007. Em agosto de 2009 renovou contrato por quatro anos, porém saiu em 2011, ao ser negociado com o Paris Saint Germain, da França.
Em várias entrevistas, declarou o desejo de um dia, voltar ao São Paulo Futebol Clube, seu time de coração.



Postagens mais visitadas deste blog

CALCIATORE URUGUAIANO LUCAS TORREIRA

ARQUERO URUGUAYO HÉCTOR TUJA

EL ARQUERO URUGUAYO LUIS MARÍA MAIDANA