JOGADOR URUGUAYO LOCO ABREU - WASHINGTON SEBASTIAN ABREU GALLO

Loco Abreu
Washington Sebastián Abreu Gallo, mais conhecido como El Loco Abreu (Minas17 de outubro de 1976), é um futebolista uruguaio que atua como atacante. Atualmente joga pelo Botafogo. Em janeiro de 2012 adquiriu dupla-nacionalidade, (brasileira), para que pudesse ajudar o Botafogo a fazer mais contratações de jogadores estrangeiros.

Carreira


Início

Começou no Defensor, do Uruguai, na temporada 1994/95, onde conquistou a Liguilla Pré-Libertadores, competição disputada no Uruguai ao fim de cada temporada, visando determinar os classificados para os torneios sul-americanos. Na temporada seguinte Abreu transferiu-se para o San Lorenzo, da Argentina, onde obteve atuações que chamaram a atenção do La Coruña, da Espanha que o trouxe para jogar por empréstimo.


Sequência de empréstimos pela América

No clube espanhol não conseguiu os mesmos resultados e foi emprestado para diversos clubes ao longo do seu contrato na Espanha. Em 1998 Abreu teve sua primeira passagem pelo Brasil, defendendo o Grêmio, por onde teve atuação discreta. Na temporada 1999/2000 foi para o México defender oTecos. Após grandes atuações repletas de gols, voltou para a Argentina, a fim de mais uma vez defender o San Lorenzo, em 2000.
Após o fim do empréstimo de um ano, El Loco Abreu foi repassado para oNacional do Uruguai, seu clube de coração. Para a temporada 2002/2003, o La Coruña (ainda detentor de seu passe) o emprestou para o Cruz Azul também do México, onde iria atingir uma de suas melhores médias de gol de toda a carreira. No inicio de 2003 foi a vez de defender o América do México, desta vez sem grande êxito.


Sucesso pelo continente e mais passagens pela Europa

Com o contrato finalizado e não-renovado com o La Coruña, Sebástian voltou para o Nacional em 2004. A volta para o México não demorou muito e o atacante acertou com o Dorados. Atuando no México, o artilheiro ainda iria defender o Monterrey em 2006 e o San Luis e o UANL Tigres em 2007. Em2008, voltou para a Argentina, dessa vez para defender o River Plate por empréstimo. Ainda em 2008, defendeu o modesto Beitar Jerusalem, aonde disputou as eliminatórias para a UEFA Champions League, no entanto sem muito sucesso. De volta ao River Plate, El Loco não conseguiu muitas oportunidades para atuar, o que o levou a ser emprestado para o Real Sociedad em 2009, para ajudar o clube à voltar à elite do futebol espanhol. Apesar das boas atuações, o clube não conseguiu a classificação e, logo, o jogador foi atuar pelo desconhecido Aris Salônica, da Grécia.


Brasil: Loco em alta

Em 2010 foi contratado pelo Botafogo por dois anos.[1] Sua estréia, no entanto, não poderia ser pior: o Botafogo foi goleado pelo Vasco da Gama por 6 x 0 e Abreu foi substituido no intervalo. No dia 30 de janeiro de 2010, Loco Abreu fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra no Engenhão, contra o América, de cabeça. No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, o atacante uruguaio marcou três gols na goleada do Botafogo sobre o Resende por 5-2, sendo os três gols de cabeça.[2] Já na final da Taça Guanabara, marcou o segundo da vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, que deu o título ao Botafogo. Marcou também o segundo gol (de pênalti) na vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo na final da Taça Rio de 2010 de cavadinha, o que deu o título carioca por antecipação ao Botafogo e fez com que o uruguaio caísse nas graças da torcida. A mística do atacante voltou à aparecer na primeira partida do returno do Brasileirão, quando Abreu entrou no segundo tempo e marcou aos 45' do segundo tempo o belo gol da vitória do Botafogo sobre o Santos por 1-0 no Pacaembu[3].
Após encerrar o ano sem a vaga na Libertadores com o Botafogo, Loco Abreu começou bem o Campeonato Carioca, marcando gols. No entanto, logo no início da competição, o jogador escreveu uma carta em seu site pessoal aonde comentou falta de conversa fluente com o treinador Joel Santana e outros assuntos relacionados ao clube[4]. Após a polêmica ser resolvida, o craque uruguaio voltou à fazer o que mais sabe: gols. Marcou dois contra o Olaria e sacramentou a vitória do alvinegro por 3-1.[5].Já no clássico com o Fluminense, foi o centro das atenções por duas batidas de pênaltis em menos de três minutos. Seu time, Botafogo, perdia por 2x1 quando foi marcado o primeiro pênalti a favor de sua equipe. Com a personalidade que lhe é particular, Loco usa a famosa "cavadinha" na batida do pênalti, porém este é defendido pelo goleiro do Fluminense, Diego Cavalieri, que fica parado no centro do gol , já esperando esta batida. Poucos minutos mais tarde, um novo pênalti é marcado e, justificando seu apelido, Loco Abreu bate novamente usando a cavadinha, mas desta vez colocado, no canto esquerdo do goleiro, tirando qualquer chance de defesa por parte dele. Esse seria o gol de empate de sua equipe, que mais tarde viria a ganhar a partida por 3x2.


Seleção Nacional

Sebástian Abreu é constantemente convocado para a Seleção Uruguaia, pela qual já disputou diversas competições como a Copa América de 1997Copa América de 2007 e a Copa do Mundo FIFA de 2002. Recentemente, El Loco alcançou a marca de 31 gols pela seleção uruguaia, se tornando o maior artilheiro da história da Celeste.
O uruguaio disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010, chegando à competição como o jogador com maior número de gols marcados na carreira entre os 736 inscritos na competição. Antes do Mundial da África do Sul ele havia anotado 305 gols na carreira, três a mais que o francês Thierry Henry.
Abreu foi decisivo para a vitória, nos pênaltis, contra Gana. Ele cobrou a última penalidade e marcou o gol, também de cavadinha, que garantiu o Uruguai nas semi-finais da Copa do Mundo FIFA de 2010.
Em 2011, Sebastian Abreu sagrou-se Campeão da Copa América. Apesar de ter entrado poucos minutos ao longo do torneio, teve participação decisiva por meio de seu carisma e liderança. Durante a comemoração do título, Abreu surpreendeu a todos e com um nobre gesto de carinho e gratidão, levou a Bandeira do Botafogo ao pódio, em agradecimento ao apoio irrestrito dado pela torcida do Botafogo ao Uruguai, tanto na Copa do Mundo de 2010 quanto na Copa América 2011.

Campeão Sul-Americano 2011

Museu Pessoal

Sempre que "Loco" Abreu marca três ou mais gols em uma só partida, ele leva a bola do jogo para seu acervo em um museu pessoal noUruguai. A última vez que o fato aconteceu foi na vitória do Botafogo sobre o Boavista por 4 a 1, no dia 29 de março de 2010, no Estádio São Januário. Além disso, o jogador também usa uma camisa personalizada por debaixo do uniforme. Na camisa, cheia de retalhos, o uruguaio homanageia o pai (usando um pedaço do uniforme que o mesmo utilizava quando jogava), a Seleção Uruguaia (com um pedaço do uniforme), seus filhos (uma foto com seus filhos Valentina e Diego), o escudo do Nacional (seu clube de coração) e o escudo do Botafogo, recentemente acrescentado à coleção supersticiosa do uruguaio.


Curiosidades

  • Após o intervalo das partidas, ele precisa sempre ser o último a entrar em campo;
  • Gosta de filmar as viagens. Seja com o Botafogo ou com a Seleção Uruguaia;
  • Nas folgas ou em viagens com o Botafogo, costuma assistir aos jogos do Nacional, seu clube de coração;
  • Na concentração dispensa jogo de cartasvideogamesinuca. Seu passatempo favorito é tomar chimarrão em qualquer momento, em uma mão a cuia e na outra, a com o escudo do Nacional e uma figurinha com sua foto tirada do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2010;
  • Quando está concentrado no CT de General Severiano, senta-se sempre à mesma mesa nas refeições, que fica no meio do salão;
  • Seja em General Severiano ou no Engenhão, toma banho sempre no mesmo chuveiro;
  • Desde criança, não gosta de posar para fotos, prefere que seja registrado de forma espontânea;
  • Nas viagens de avião "El Loco" senta perto da saída de emergência lateral, onde há mais espaço e pode esticar suas pernas;
  • Já no ônibus que leva os jogadores para jogos ou treinos, tem seu lugar fixo. Senta na região central do veículo, na janela;
  • Em 2011, Sebastián Abreu completa 31 gols pela seleção do Uruguai, e fica empatado com Héctor Scarone no número de gols marcados pela equipe.
  • Em 2012 continua no Botafogo pois já está apalavrado com a diretoria do clube que irá renovar seu contrato novamente até o fim da Copa do Mundo de 2014. Sua intenção é cumprir seu contrato com o Botafogo e encerrar a carreira no Nacional, time do seu coração.

Estatísticas pelo Botafogo

Estas são as estatísticas de Loco pelo Botafogo. Ele possui uma média aproximada de um gol a cada dois jogos pelo clube.
* Última atualização: 22 de janeiro de 2012.


Titulos

Nacional
River Plate
Botafogo
Seleção Uruguaia


Artilharias


Destaques

Melhor Jogador Uruguaio 2001
Vice-Artilheiro do Campeonato Carioca 2011: 9 Gols
Craque do Brasileirão: Centroavante 2010 (3º)
Craques do Cariocão: Centroavante 2010: (2º)
Craque do Brasileirão: Centroavante 2011 (3º)


Postagens mais visitadas deste blog

CALCIATORE URUGUAIANO LUCAS TORREIRA

ARQUERO URUGUAYO HÉCTOR TUJA

EL ARQUERO URUGUAYO LUIS MARÍA MAIDANA