FUTEBOL URUGUAYO:

'' É uma religião nacional. A única que não tem ateu. Somos poucos: 3,5 milhões de uruguayos. É menos gente do que um bairro de São Paulo. É um país minúsculo. Mas todos futebolizados. Temos um dever de gratidão com o futebol. O Uruguay foi colocado no mapa mundial a partir do bicampeonato olímpico de 1924 e 1928, pelo futebol. Ninguém nos conhecia.

O futebol uruguayo é o melhor? Não. No mundo guiado pelas leis do lucro, onde o melhor é quem ganha mais, eu quero ser o pior. Não poderíamos sequer cometer o desagradável pecado da arrogância. Seria ridículo para um país pequeno como o nosso. Não somos importantes, o que é bom. Neste mundo de compra e venda, se você é muito importante vira mercadoria. Está bom assim.

Como explicar Uruguay?.... Somos um pouco inexplicáveis. Aí é que está a graça".

EDUARDO GALEANO - Escritor

quinta-feira

JOGADOR URUGUAYO GONZALO SORONDO AMARO


Gonzalo Sorondo Amaro
Gonzalo Sorondo Amaro (Montevidéu, 9 de outubro de 1979) é um futebolista uruguaio naturalizado brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente está lesionado e sem clube.
Sorondo surgiu para o futebol em 1998, jogando pelo Defensor Sporting. Destacou-se no Mundial Sub-20 disputado naquele ano e logo se transferiu, aos 22 anos, para a milionária Internazionale da Itália. Ainda na Europa, o atleta jogou na Bélgica, pelo Standard de Liège e na Inglaterra, por Crystal Palace e Charlton Athletic. Em 2007, Sorondo retornou ao Uruguai, novamente para atuar no Defensor Sporting, e após se destacar na Copa Libertadores do mesmo ano, o jogador foi contratado pelo Internacional.
Pela Seleção Uruguaia, participou da Copa do Mundo de 2002 desde as eliminatórias. Sorondo foi ainda titular quando a sua seleção venceu o Brasil no Estádio Centenário em Montevidéu, pelo placar de 1 x 0, anulando Romário nas eliminatórias. Aos 24 anos já tinha mais de vinte participações pela seleção nacional, quatro vezes capitão do time, e era titular de uma das maiores equipes do mundo. Foi apelidado de Il nuovo Montero pelos fanáticos tiffosi da Inter, em referência ao lendário zagueiro uruguaio.


video

Internacional 1 x Estudiantes 0